or Daisy Gouveia) – Estamos perto do Natal e você provavelmente já sabe onde vai passar, com quem e para quem dará presentes. Tem o amigo oculto, o amigo roubado e também o presente pessoal, e você já deve estar começando a pensar no que vai dar para cada um.

Com certeza você quer que seus presentes cheguem não só às mãos, mas também ao coração dessas pessoas para que se sintam realmente lembradas e que o presente que você comprou foi pensado e direcionado para cada uma.

Então, nada melhor do que proporcionar a elas uma boa história para que possam lembrar de você enquanto mergulham numa nova aventura. É só escolher um presente capaz de proporcionar horas de prazer, uma história que você selecionou conforme o perfil de quem vai receber e capaz de proporcionar um papo futuro com um café gostoso para comentar sobre o assunto? Afinal, um bom livro é capaz de abraçar e fazer o presenteado se sentir querido.

Então seguem aqui algumas dicas que vão lhe auxiliar a encontrar a história perfeita para cada um. Se seu amigo gosta de suspense com muito mistério e investigações policiais, uma autora clássica é Agatha Cristie. Com sua vasta carreira literária com 93 livros e 17 peças de teatro, ela escreveu obras imperdíveis como “Assassinato no Expresso Oriente”, “A noite das bruxas” e “Morte no Nilo”, entre outros best-sellers. Em 33 das suas obras ela deu vida ao incrível detetive Hercule Poirot que consegue perceber o imperceptível e solucionar crimes que pareciam indesvendáveis.

Luiz Alfredo Garcia-Roza é outro escritor brasileiro que se dedicou a escrever livros policiais depois de se aposentar como professor e psicoterapeuta. Ele deu vida ao detetive Espinosa que ao longo das suas obras se torna delegado, descobrindo vários criminosos que convivem no mesmo cenário, a cidade do Rio de Janeiro. Com sua escrita clara, ele que vai levar ao seu amigo horas de imenso prazer. Garcia-Roza viveu de 1936 a 2020 e estreou na literatura em 1996 com o primeiro romance “O silêncio da chuva” que é uma ótima opção de presente.

Livros no Natal

Para os românticos a autora inglesa Jane Austen (1775-1817) inspirou grandes filmes com suas obras como os premiadíssimos “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”, entre outros. Com esse presente de Natal provavelmente você vai motivar a pessoa a assistir os filmes inspirados no livro da autora, o que pode ser mais um pretexto para um bom bate papo.

E para leitores e leitoras que gostariam de receber uma obra contemporânea onde os temas nos sacodem com reflexões indico os livros de Carla Madeira. Em “Tudo é rio”, que aborda o ciúme e a vingança, e “Véspera”, que traz relações nada fraternas escancaradas que mostram casamentos desestruturados que causam danos familiares irreversíveis em toda a volta, a autora nos surpreende com uma escrita intensa que nos toca a ponto de perder o fôlego.

Outra sugestão para o Natal é o livro “A pediatra” de Andrea Del Fuego que traz uma profissional nada convencional capaz de elevar a reflexão sobre maternidade, escolhas e comprometimento com o outro a um novo patamar.

Tem ainda “Suíte Tokio” onde Giovana Madalosso aborda a maternidade e a relação das crianças com o exército branco, como são chamadas as babás no livro. Para quem está vivenciando um luto “As pequenas chances” de Natalia Timerman que aborda o luto com toda dor da despedida e “A pequena coreografia do adeus” de Aline Bei, que traz a história de uma menina vítima de pais em desamor.


Daisy Gouveia

Daisy Gouveia

Daisy Gouveia é escritora, influenciadora, host do podcast "Leiture-se". Usa as redes sociais para incentivar a leitura e dá dicas frequentes de como adquirir e manter o hábito.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *