A obra foi vencedora dos prêmios leYa 2018, jabuti e Oceanos.

O romance tem um cenário rural no sertão da Bahia ,Chapada Diamantina, onde duas irmãs, Bibiana e Belanísia se tornam mais unidas após um triste acidente.

Ao longo do tempo se distanciam por um amor pelo mesmo jovem e pelas escolhas que cada uma faz, uma mais voltada para a letras e outra mais para a terra. A luta pela terra vem uni-las novamente., mais tarde.

As condições de trabalho e sobrevivência que beiram a escravidão são vividas com abnegação pela comunidade que não vê outra saída e são submetidas a casas de barro, sem o mínimo de segurança, trabalho sem remuneração e as pequenas roças em volta de suas moradias divididas com os donos da terra, que sempre vem buscar o melhor do pouco que lhes restam..

A situação começa a mudar através do interesse pela escola de uns e a possibilidade de buscar os direitos dos moradores . Através de incidentes tristes e perdas o cenário vai se modificando .

Uma história comovente que infelizmente aconteceu e acontece ainda, num Brasil que não consegue excluir totalmente a escravidão em algumas regiões do nosso país.

Um alerta que precisa ser conhecido e que é apresentado para nós através de uma escrita quase poética, trazendo a riqueza cultural e religiosidade da comunidade.

O autor, Itamar Vieira Jr através de seu trabalho como geólogo teve a oportunidade de conhecer de perto essas comunidades e suas histórias.

Leiam. è preciso saber o que acontece ainda perto de nós.


Daisy Gouveia

Daisy Gouveia

Daisy Gouveia é escritora, influenciadora, host do podcast "Leiture-se". Usa as redes sociais para incentivar a leitura e dá dicas frequentes de como adquirir e manter o hábito.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *